Ao pesquisar um novo computador ou portátil, procuramos uma máquina que atenda as nossas necessidades e onde caibam os nossos ficheiros e softwares. Muitas vezes, o nosso computador tem um mau desempenho por atingir quase a capacidade máxima de armazenamento de dados, despertando a necessidade de aumentá-la. Mas, com isto vem a dúvida: como saber qual o melhor dispositivo para a sua máquina? Primeiro, é necessário entender o que é cada uma das tecnologias, para depois selecionar o modelo/marca ideal para si.
Podemos dizer que a tecnologia de armazenamento de dados evolui a cada dia e atualmente existem principalmente duas formas de armazenar os seus ficheiros, são elas: disco (disco rígido) e SSD (disco sólido).
Qual é a diferença de um SSD para um disco?
O SSD e o disco são unidades de armazenamento de dados, que apesar das duas tecnologias servirem para o mesmo fim, funcionam de formas diferentes. Sabendo o que cada um é, é mais fácil concluir quais são as suas diferenças.
O que é um SSD?
O SSD vem do termo inglês, ‘Solid State Drive’, que significa Unidade de Estado Sólido. Este nome foi dado por não ter partes mecânicas e móveis, o seu funcionamento ocorre por componentes eletrónicos, por isso são mais rápidos, menores e gastam menos energia do que um disco. Os seus dados são mantidos em células de memória flash, a mesma usada em telemóveis, tablets e computadores mais novos, constituídos por um controlador que faz a comunicação da memória com a máquina e ativação da célula, por um Floating Gate, onde os dados ficam salvos e isolados por camadas de óxido de silício dotado de carga negativa.
Vantagens do SSD
Velocidade
O SSD alcança maior velocidade, que garante mais agilidade ao iniciar um sistema operativo ou abrir programas e ficheiros em comparação ao disco convencional;
Silencioso
Como o seu funcionamento não envolve nenhum componente mecânico, apenas o acesso às memórias Flash, eles são mais silenciosos;
Mais resistente
Por não ter discos móveis como o disco, o SSD é mais resistente ao impacto. Além disto, por não sofrer interferências magnéticas não sofre possíveis perdas ou corrupção de ficheiros por esse motivo;
Baixo consumo de energia
O SSD chega a gastar duas vezes menos energia do que um disco convencional. Vantagem especialmente importante para portáteis, pois a sua bateria irá durar mais com ele.
Desvantagens do SSD
Preço maior
O preço por GB sai mais caro no caso do SSD, por ser uma tecnologia mais nova e pelos outros benefícios que ele traz;
Vida útil menor
Apesar de serem mais resistentes fisicamente, cada gravação feita no SSD gasta mais a sua cédula tirando um pouco da sua capacidade de segurar cargas elétricas;
Pouco espaço de armazenamento
Comparado ao disco, têm menos opções de espaço de armazenamento para venda no mercado.
O que é um disco?
O ‘HDD’ também vem do termo inglês, ‘Hard Disk Drive’, em português significa Drive de Disco Rígido, mas é mais conhecido como disco rígido (disco). É constituído por discos móveis, utilizados para armazenar os dados e um braço mecânico, que faz a leitura e escrita. Cada disco, que pode ser de alumínio, cerâmica ou vidro, é revestido com um material magnético que fica a nanômetros de distância da cabeça magnética, que conta com um conjunto de ímãs. Os dados são gravados à medida que o disco gira com uma espécie “de agulha” e essas informações são mantidas mesmo quando o aparelho é desligado.
Vantagens do disco
Mais acessível
Os discos convencionais são mais baratos, mesmo oferecendo um espaço de armazenamento maior, mais acessível;
Maior capacidade de armazenamento
Os discos têm inúmeras opções de tamanhos para armazenar os seus ficheiros. Atualmente no mercado a capacidade varia entre 500 GB e 18 TB.
Desvantagens do disco
Tecnologia mais antiga
Por ser criado primeiro e estando presente nos primeiros computadores, a tecnologia do disco é mais antiga;
Tempo de leitura e escrita menor
Por ter o funcionamento mecânico, o tempo que leva para aceder ou modificar os dados é bem maior em comparação ao SSD. A sua velocidade de leitura e gravação de dados pode variar entre 50 e 120 MB/s;
Ruído
Como os processos de leitura são feitas pela cabeça magnética em discos rígidos, é possível escutar o barulho de um DISCO a processar as informações dos dados;
Frágil
Por ter discos móveis que são acedidos por uma cabeça magnética, se fizer um movimento brusco ou causar uma queda no dispositivo durante esta ação, o disco pode ser facilmente danificado, podendo causar a perda dos dados.
SSD ou disco, qual o melhor?
Esta é uma pergunta que todos os compradores que desejam adquirir um portátil ou computador devem fazer, porém, não existe uma resposta concreta, já que a necessidade varia de pessoa para pessoa. Se procura uma tecnologia que permite mais velocidade em armazenamento, desempenho melhor no sistema operativo, o SSD é o mais indicado. Contudo, se precisar de uma capacidade maior de armazenamento de dados, com um preço mais acessível, o disco atenderá melhor.
Como saber se é disco ou SSD?
Os dois dispositivos têm características físicas diferentes, um disco tem discos rígidos, são maiores, mais pesados, já o SSD, são menores, mais finos, mais leves e têm circuitos integrados.
Devo trocar o meu disco por um SSD?
A troca do disco pelo SSD será conforme a sua necessidade e disponibilidade. Se for viável, verifique se a sua máquina tem compatibilidade para receber um SSD, já que são dispositivos fisicamente diferentes. E, antes de tomar qualquer decisão, pesquise sempre e peça a opinião de algum profissional da área para o ajudar, pois, essa troca pode afetar os seus arquivos e o sistema operativo.
Após esse processo e você identificar que o seu computador ou portátil é compatível com o SSD, ele poderá oferecer um desempenho bem superior ao atual. Mas mantenha o seu disco convencional apenas para fazer o armazenamento de arquivos ou programas que sejam menos importantes, isso poderá prolongar a vida útil do SSD.
SSD ou disco para jogos?
É necessário considerar que os jogos têm enormes quantidades de dados a serem processados e um SSD ajuda os jogos a carregar e a funcionar mais rapidamente, evitando o travamento e sem comprometer o resto do seu PC. Então o SSD será a melhor solução para melhorar o desempenho dos jogos e do seu computador.
HD ou SSD para portátil?
Vale mencionar que cada vez mais os discos estão em desuso nos portáteis, lançados somente com SSD de fábrica, porém, fica a caráter do cliente escolher o dispositivo que deseja já que ambos têm benefícios para uma determinada necessidade. Uma solução para um custo-benefício melhor é usar sempre o armazenamento híbrido.
SSD e disco, posso usar os dois juntos?
É possível usar os dois juntos, porém é preciso verificar a disponibilidade no seu computador ou portátil para os dois dispositivos. Esta é uma alternativa para deixar o PC mais rápido e ter uma maior capacidade de armazenamento, alcançando a vantagem dos dois dispositivos.
Caso opte por colocar os dois, fique atento, pois ao aderir às duas tecnologias é preciso configurá-los corretamente na sua máquina para obter o maior desempenho deles. Desta forma, sugerimos que o SSD seja usado para instalar o sistema operativo e programas que vai abrir com mais frequência, enquanto o disco fica responsável por guardar as suas fotos, vídeos e outros arquivos mais pesados.
Conclusão
Em síntese, os dois dispositivos de armazenamento de dados têm a mesma função, porém cada um apresenta o seu próprio conjunto de características, por isso o consumidor precisa entendê-las para poder identificar que unidade de armazenamento atenderá melhor as suas necessidades.
Se precisa de armazenamento de dados, mas com melhor desempenho e velocidade, a indicação é um portátil ou ‘desktop’ equipado com SSD. Mas se for para armazenar uma abundância de arquivos com preço mais acessível, pode investir num disco de maior capacidade.
Em todos os casos, seja SSD ou disco, precisa deixar um espaço a mais na sua unidade, não atingindo o limite máximo, pois o sistema operativo precisa de muito espaço no disco para funcionar e a falta dele pode causar lentidão e travamentos.