A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Se tem essa dúvida, então provavelmente está com algum problema no seu disco de armazenamento, além daquele sentimento de preocupação que naturalmente acompanha este momento.

Embora a marca não seja tão conhecida aqui no Brasil quanto as suas concorrentes, como Samsung, Western Digital e Seagate, a Hitachi é uma marca importante quando falamos em discos de armazenamento, como comprovam dados disponíveis no portal Statista.

De acordo com eles, a Hitachi ocupou a 4ª posição no market share (participação de mercado) de discos de armazenamento entre julho de 2017 e junho de 2018, além de ter ficado na 5ª posição no ano de 2019.

O percentual não é tão grande, de fato, mas quando consideramos que este mercado foi avaliado em US$ 63,4 bilhões em 2019, chegamos à conclusão de que a Hitachi foi responsável por movimentar US$ 1,46 bilhão, montante bastante significativo.

Se você tem um disco externo Hitachi, mas ele está com alguma categoria de problema e não consegue abrir os ficheiros, fique tranquilo, pois essa é uma situação que geralmente tem solução, especialmente para a recuperação dos dados ali contidos, mas que pode às vezes até fazer com que o dispositivo volte a funcionar.

Nos acompanhe na leitura para conhecer os principais motivos da perda de dados, o que pode ser feito para evitar problemas no seu disco de armazenamento e qual é a melhor solução para voltar a ter acesso aos seus ficheiros.

Como recuperar HD externo Hitachi de maneira segura

O que pode causar a perda de dados no disco externo Hitachi?

Há vários motivos que podem ocasionar a perda de dados de disco externo da Hitachi, alguns acidentais e outros propositais. Confira:

  • Ataques de vírus: o mais comum é que os vírus ataquem o disco interno, mas nada impede que alguns deles também contaminem discos externos, especialmente quando consideramos o seu poder de “proliferação” por poder ser conectado em vários dispositivos.
  • Danos mecânicos: por serem transportados na mochila, na bolsa ou mesmo no bolso, os discos externos são mais sujeitos a passarem por danos mecânicos, como impactos e quedas, por exemplo. Isso pode prejudicar o funcionamento da parte mecânica do dispositivo,
  • Derramamento de líquidos: de um copo de refrigerante sobre a mesa a uma garrafa de água que não foi bem fechada e está a ser transportada com o disco externo, o derramamento de líquidos é bastante prejudicial para o seu funcionamento.
  • Erro na remoção do disco externo: aquela recomendação de não tirar um pen USB do computador sem removê-lo com segurança também se aplica aos discos externos e realmente funciona. Afinal, pode ser que no momento da remoção, algum processo de escrita de ficheiros ainda esteja a ser realizado, o qual seria prejudicado, podendo levar à perda daqueles dados.
  • Exclusão ou formatação acidental: quem nunca excluiu um ficheiro que não deveria ser apagado? Isso também acontece com os discos externos Hitachi, com a diferença de que não temos a reciclagem para recuperá-los. O mesmo se aplica a formatações acidentais ou até as que foram planeadas, mas tornaram-se motivo de arrependimento em seguida.
  • Exclusão ou formatação de partição: assim como nos discos internos, os externos podem ter várias partições. Se alguma delas for excluída ou formatada por engano, os seus dados também são apagados.
  • Falha no disco rígido: aqui, podemos mencionar falhas causadas pelo próprio uso do dispositivo, como o seu desgaste natural, que não necessariamente resulta de mau uso ou algo de errado feito pelo utilizador.

Como reparar o disco externo Hitachi?

Se você não está conseguindo acessar os seus dados, fique tranquilo, pois há alguns passos que podem recuperar o acesso a eles e podem ser feitos aí na sua casa.

Antes, porém, fica a orientação: é importante que você tenha algum conhecimento em recuperação de dados. A Bot não se responsabiliza por eventuais danos que possam acontecer com o seu dispositivo.

Tendo isto posto, conheça alguns procedimentos que podem ajudar:

Verifique se há problemas no cabo USB e nas portas USB

Às vezes, o problema não está necessariamente no disco externo Hitachi, mas sim no cabo USB utilizado para conectá-lo ao dispositivo ou mesmo nas entradas USB, tanto do próprio disco externo quanto do dispositivo em que ele será utilizado (computador, portátil, tablet, telemóvel e consola de videojogos de videogame, por exemplo).

A primeira dica é tentar conectar o dispositivo a uma entrada USB diferente. Se ainda não funcionar, vale tentar trocar o cabo para ver se os ficheiros conseguem ser lidos e abertos normalmente.

Se isso não resolver, então tente trocar o cabo USB e testar novamente em diferentes dispositivos.

Caso nenhuma das dicas traga resultados, então provavelmente o problema não se encontra nas portas USB ou no cabo.

Atualize os drivers

Às vezes, uma simples atualização de drivers já resolve o problema. Siga os próximos passos:

  • Abra a ementa “Iniciar” e digite “Gerenciador de dispositivos”.
  • Clique no sinal de “+” ao lado de “Dispositivos de sistema” e localize “Controlador de barramento SM”. Clique com o botão direito sobre a opção e, em seguida, escolha a opção “Atualizar driver”.

Se este passo não resolver, vale entrar no site da Hitachi e procurar a última versão disponível de driver para o seu dispositivo. Se ainda não resolver, então o problema não deve ser o driver.

Corrija erros no sistema de ficheiros

Existe um procedimento chamado de CHKDSK, realizado no próprio Windows, que pode ajudar a recuperar o acesso ao disco externo Hitachi. Ele é uma boa opção para casos em que o computador identifica o disco rígido, mas os ficheiros aparecem como corrompidos.

Mais uma vez, o procedimento é simples, mas deve ser feito por sua conta e risco. A Bot não se responsabiliza por qualquer eventual problema.

O passo a passo é o seguinte:

  • Abra a ementa iniciar.
  • Digite o comando “cmd” (sem as aspas) e pressione Enter. Então, será aberta uma janela de Prompt de Comando.
  • Agora, digite “chkdsk g:/f” (também sem as aspas), sendo que o “g:” deve ser substituído pela unidade do seu disco externo). Depois, pressione Enter.
  • O disco será reparado pelo sistema.

Em alguns casos, apenas esse procedimento é suficiente para recuperar disco externo Hitachi. Se for o seu caso, então basta voltar a utilizar o seu disco rígido externo normalmente. Porém, se não funcionar, ainda há outras alternativas.

Afinal, como recuperar disco externo Hitachi?

Se mesmo depois dessas tentativas você ainda não conseguir ter acesso aos seus dados, o melhor a se fazer é contar com especialistas no assunto, como a Bot, que já tem mais de 11 anos de experiência em recuperação de dados.

Além disso, já solucionamos mais de 60 mil casos durante este período e temos uma taxa de sucesso de 95%, além de uma satisfação de 99% dos clientes atendidos, o que é uma motivação e tanto para continuarmos a trabalhar com excelência.

Conte com a Bot para a recuperação de disco externo e retome o acesso aos seus dados tão valiosos. Assim, você verá como recuperar disco externo Hitachi é trabalhoso, mas perfeitamente possível quando há uma equipa altamente capacitada para tal!

Preencha este formulário para iniciar a sua recuperação connosco: leva menos de 1 minuto e você tem o seu orçamento em até 48h!