A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Uma das alternativas para armazenar ficheiros sem ocupar muito espaço no computador é o uso de discos rígidos (disco) externos ou unidades flash USB (pen drives). Contudo, nem sempre o computador consegue ler os dados do dispositivo.

No caso do macOS, sistema operativo dos computadores da Apple, pode surgir um erro com a mensagem “O disco que você inseriu não podia ser lido por este computador”. Este erro pode ser bastante enigmático, porque não mostra exatamente qual é o problema.

Neste artigo, descobrirá algumas das possibilidades pelas quais este erro pode aparecer, assim como algumas formas de corrigi-lo.

O disco que você inseriu não podia ser lido por este computador

O que significa “O disco que você inseriu não podia ser lido por este computador”?

Este erro ocorre quando, por algum motivo, o Mac não consegue realizar a leitura dos dados num disco rígido (disco) externo ou uma unidade flash USB. Isso pode ocorrer por vários motivos, em especial problemas no próprio dispositivo.

Contudo, o erro também pode estar a ocorrer por problemas no sistema operativo, como drivers desatualizados, entre outros. Nestes casos, detetar e corrigir problemas no sistema operativo pode ser uma alternativa viável. Certifique-se de sempre manter os drivers e o sistema sempre atualizados para evitar possíveis erros.

Quando se trata do próprio dispositivo, alguns dos possíveis motivos pelos quais o computador não consegue ler o disco são:

Falha no disco

Os dispositivos podem apresentar falhas, vez ou outra, especialmente quando estão velhos e desgastados. O disco pode estar com algum dano mecânico ou até mesmo a entrada USB pode estar desgastada, caso a unidade tenha sido conectada e desconectada diversas vezes.

Sistema de ficheiros ou tabela de partições corrompidos

O formato do sistema de ficheiros pode variar de dispositivo para dispositivo e isso pode provocar incompatibilidades entre dispositivos diferentes.

Além disso, o sistema operativo precisa compreender a tabela de partições do dispositivo para poder entender como o disco organiza os dados ali armazenados. Se, por acaso, essas informações estiverem corrompidas, o computador não conseguirá fazer a leitura dos dados.

Um novo disco

Um disco novo pode não possuir informações de partição, resultando no erro descrito acima. Estes discos também recebem o nome de “discos não inicializados”.

Ataques de Vírus

Vírus podem atacar reescrevendo a estrutura de dados do disco, tornando-o ilegível para o sistema operativo.

Como corrigir o erro “O disco que você inseriu não podia ser lido por este computador”?

Existem diversas formas de corrigir este erro, dependendo da sua causa. Algumas opções que você deve tentar são:

1. Tente outra porta USB

Caso o problema seja causado por danos na porta USB, testar outra porta pode resolver o problema. Se isso não funcionar, experimente também trocar o cabo USB usado para conectar o disco no computador, pois ele pode ser a fonte do problema.

Caso constate que o problema é a porta USB, você pode tentar resolver o problema redefinindo o SMC.

2. Verifique o formato do sistema de ficheiros

O sistema de ficheiros de um disco precisa ser compatível com o sistema operativo para poder operar normalmente. No caso do Mac, é necessário que o sistema de ficheiros seja FAT32 ou HFS. Caso o sistema de ficheiros seja outro, como NTFS, o Mac poderá ler os ficheiros, mas não permitirá alterações ou gravações de novos dados. Para total acesso às funcionalidades do disco, será necessário formatar o disco convertendo-o para FAT32 ou HFS.

No entanto, ao formatar o disco, os dados serão perdidos. Se você precisar destes dados, faça um backup do disco em outro sistema operativo compatível antes de formatá-lo.

3. Verifique ou repare o disco (pen drive, cartão SD) ilegível

O Mac possui um recurso próprio para verificar e reparar possíveis erros no disco, em especial quando são erros do sistema de ficheiros. Para utilizá-lo, siga os passos a seguir:

  1. Em “Aplicativos”, vá em “Utilitários”;
  2. Clique em “Utilitário de Disco”;
  3. Com o dispositivo conectado ao Mac, selecione o disco ilegível no menu lateral esquerdo;
  4. Clique no botão “Primeiros Socorros” que fica na parte de cima da janela do Utilitário de Disco;
  5. Quando aparecer uma janela perguntando se você deseja executar os Primeiros Socorros, clique em “Executar”;
  6. O processo deve se iniciar e pode levar alguns minutos. Ele tentará detetar e já reparar possíveis problemas;
  7. Quando o processo tiver chegado ao fim, clique em “Concluído” e ejete o disco com segurança;
  8. Conecte o disco novamente ao Mac.

4. Inicialize o disco para acessar os dados

No caso de um novo disco, é necessário atribuir as informações das partes lógicas para que o sistema operativo possa acessá-lo. Num disco de partição, existe uma secção chamada “Master Boot Record” (MBR), projetada para o armazenamento de informações.

Em discos antigos, já usados, é preciso recriar o MBR caso ele esteja corrompido e impedindo o acesso ao disco. Este processo é chamado de “inicialização”.

Durante este processo, o disco é formatado e os erros lógicos são corrigidos. Por conta disso, é necessário que isso só seja feito quando você já tiver um backup dos dados, caso não queira perdê-los.

Para fazer a inicialização, siga estes passos:

  1. Abra o “Utilitário de Disco”;
  2. Selecione o disco ilegível no menu lateral esquerdo;
  3. Clique no botão “Apagar” (ícone da borracha) que fica na parte de cima da janela do Utilitário de Disco;
  4. Dê um nome à unidade e selecione o formato de ficheiro adequado;
  5. Clique em “Apagar”.

Este processo irá formatar a unidade e a deixará no sistema de ficheiros correto, permitindo que o disco seja lido pelo computador.

Para entender como acessar os seus dados depois de uma formatação, leia o nosso artigo sobre 11 formas de recuperar disco formatado.

O que faço se não conseguir acessar os dados do disco?

Existem diversas formas de tentar recuperar o acesso ao disco, mas nem sempre elas funcionam. Nestes casos, é importante também não ficar tentando muitos procedimentos para evitar danos maiores no dispositivo. É também nessa hora que você deve procurar a ajuda de um profissional.

Um profissional pode ajudar a detetar outros possíveis problemas que o dispositivo pode estar apresentando, bem como empregar técnicas avançadas para restaurar os dados do disco.

A Bot é líder em recuperação de dados há mais de 10 anos, com mais de 60.000 casos de sucesso e um índice de 99% de aprovação. Está presente em várias cidades brasileiras e portuguesas, contando com métodos específicos e assertivos que garantam uma alta taxa de recuperação de dados em casos como este.

Se precisar de ajuda, preencha este formulário para obter auxílio da Bot.

Conclusão

Descobrir que o seu computador não consegue ler os dados de um dispositivo pode ser angustiante e desesperador, especialmente se os ficheiros armazenados na unidade são realmente importantes.

Este artigo teve como objetivo auxiliar a compreender o erro “O disco que você inseriu não podia ser lido por este computador”, comum no macOS. Caso você utilize Windows, outros erros podem ocorrer, como o disco externo pedindo para formatar ou o disco externo não é reconhecido.

Felizmente, independente do sistema operativo, existem muitas alternativas para recuperação dos dados e, caso você tenha alguma dificuldade, conte com a Bot para te ajudar!