A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

O Windows 10 está incrivelmente lento? Seu Gerenciador de Tarefas está relatando HD em 100% de uso? Então seu disco provavelmente está funcionando com utilização total dos recursos.

O uso do disco é a porcentagem do HD que está sendo usado pelo computador para executar programas e realizar tarefas — estando mais relacionado ao desempenho do HD do que à capacidade de armazenamento.

O uso de 100% do HD sobrecarrega os discos e torna o sistema mais lento, pode sobrecarregá-los e levar a velocidades de desempenho insatisfatórias, falhas no sistema e sistemas sem resposta.

Muitas das causas do alto uso do HD podem não ter nada a ver com seus hábitos de computação, podendo ocorrer até mesmo em dispositivos novos.

Se seu HD está sempre com 100% de uso, este artigo vai te ajudar a entender as causas para este problema, como resolvê-lo e evitá-lo.

Arquivo corrompido

Por que meu HD fica em 100% de uso?

Existem diversas razões que podem fazer com que o HD apresente 100% de uso. Algumas delas são:

Atualizações pendentes do sistema Windows

As atualizações do sistema são desenvolvidas para corrigir problemas variados — e uma delas pode resolver seu problema de 100% de uso do HD.

Por isso, é interessante manter as atualizações sempre em dia.

Malware e vírus no computador

Vírus e malwares, em geral, podem causar diversos problemas de desempenho no PC, entre eles o erro de 100% no uso do HD.

Configuração problemática do arquivo de página

A memória virtual fica em um arquivo de paginação. Com o tempo, esse arquivo pode ficar com defeito — causando o HD em 100% de uso do HD — e precisar ser substituído.

Problemas de hardware, como setores defeituosos do HD ou SSD

Setores com falhas do HD ou SSD — sejam elas estruturais ou físicas — também podem causar 100% do uso do HD no Windows 10.

Drivers de sistema desatualizados

Os drivers são responsáveis por controlar todo o hardware do PC, incluindo o controlador do HD  — e o próprio HD.

Por isso, drivers de sistemas desatualizados podem ser a causa do 100% de uso do HD. Neste caso, procure saber o modelo da sua placa mãe e faça o download dos drivers da placa mãe mais atualizados.

Mau funcionamento do software

Softwares com mau funcionamento podem induzir o Windows a tentar fazê-los funcionar, comprometendo o desempenho do sistema operacional — o que pode levar ao HD em 100% de uso. Verifique os softwares que estão abertos ou os softwares que são inicializados toda vez que o computador é ligado.

Arquivos de sistema corrompidos

Mais do que causar o uso em 100% do seu HD, os arquivos de sistema corrompidos também podem ser um sinal de que seu disco está falhando.

Nesse caso, faça (ou atualize) seu backup imediatamente e substitua o HD por um novo.

Se seu HD parar definitivamente de funcionar antes que você consiga fazer o backup, recorra a um serviço especializado de recuperação de dados antes de substituir seu disco por um novo.

Como recuperar dados do HD em 100% de uso?

Se seu HD já está com problemas, apresentando 100% de uso, lentidão, travando ou até mesmo sofrendo com bad sectors, o ideal é não arriscar nenhum procedimento.

Afinal, isso pode acabar só piorando a situação, causando falhas maiores e mais graves.

Portanto, em vez de experimentar procedimentos por conta própria, recorra a um serviço profissional de recuperação de dados — como o que oferecemos aqui na Bot.

Conosco, você pode confiar que seus dados serão recuperados com total segurança, já que abriremos seu HD em uma sala limpa (um ambiente que possui as partículas rigorosamente controladas, para preservar seu disco).

Como resolver HD em 100% de uso?

A seguir, separamos 7 alternativas às quais você pode recorrer se quiser reverter o problema e também considerando que não há dados importantes no HD. Confira:

A partir do Prompt de Comando

Uma das formas de reverter um quadro de HD em 100% de uso é através do Prompt de Comando, onde você pode rodar o Dism (Deployment Image Servicing and Management).

Este comando pode solucionar falhas comuns, além de reparar a imagem do Windows e até preparar o ambiente de pré-instalação do sistema — também chamada Windows PE (ou Windows Preinstallation Environment).

  • Na barra de pesquisa, digite “cmd” e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Em seguida, selecione a alternativa “Executar como administrador”
  • Assim que a tela do Prompt de Comando surgir, insira o código Dism/Online/Cleanup-Image/ScanHealth e tecle “Enter”
  • Aguarde o cmd fazer a varredura. Em seguida, digite Dism/Online/Cleanup-Image/RestoreHealth e aperte “Enter”
  • Por fim, reinicie seu dispositivo e confirme se o problema foi solucionado.

Através das configurações avançadas do sistema

Se quiser reverter o HD em 100% de uso, você também pode desativar páginas automáticas do sistema — o que pode ser feito através das configurações avançadas do sistema.

  • No “Painel de Controle do Windows”, selecione e clique na alternativa “Exibir Configurações Avançadas do Sistema”
  • Selecione a aba “Remoto” na janela que surgir e desmarque a alternativa “Permitir conexões de Assistência Remota para este computador”. Em seguida, clique em “Aplicar”
  • Reabra a aba “Propriedades do Sistema”, vá para a guia “Avançado” e selecione “Desempenho”, em seguida, “Configurações”
  • Entre as “Opções de Desempenho”, encontre a aba “Avançado” e, uma vez lá, clique em “Alterar…”
  • A janela “Memória Virtual” vai abrir. Quando isso acontecer, desmarque a opção “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades” e marque a alternativa “Sem arquivo de paginação”. Por fim, clique em “Definir”
  • Reinicie seu dispositivo.

Realizando uma limpeza na Inicialização

Alguns aplicativos que são inicializados junto ao Windows ao ligar o PC podem causar o HD em 100% de uso.

Para evitar que isso aconteça, você pode fazer uma limpeza na inicialização:

  • Aperte as teclas Windows + R ao mesmo tempo, digite MSCOnfig e clique em “Ok”
  • Em “Configurações do Sistema”, clique na aba “Serviços”, marque a alternativa “Ocultar todos os serviços Microsoft”, em seguida, selecione “Desativar tudo”
  • Então, acesse a aba “Inicialização de Programas” e selecione “Abrir Gerenciador de Tarefas”
  • Na aba “Inicializar”, selecione os softwares não desenvolvidos pela Microsoft e clique em “Desabilitar”
  • Reinicie o PC e verifique se o problema foi solucionado.

Excluindo arquivos temporários

Os arquivos temporários são criados pelo seu computador quando você executa uma tarefa, como navegar na internet ou visualizar uma imagem.

Esses arquivos são usados ​​apenas uma vez e podem se acumular rapidamente, podendo tornar seu sistema lento, causar problemas de desempenho e contribuir para o alto uso do HD.

Eles são uma parte inevitável do funcionamento do seu computador, mas você pode excluí-los regularmente para liberar espaço.

Para isso:

  • Use o atalho das teclas Windows + R, digite “temp” no campo de texto e clique em “Ok”. Assim você terá acesso aos arquivos temporários do sistema
  • Selecione todos os arquivos da lista que surgir na tela e exclua-os
  • Use novamente o atalho Windows + R, digite %temp% e clique em “Ok”. Você irá acessar os arquivos temporários do usuário
  • Exclua todos os arquivos temporários que não estiverem em execução usando o atalho Windows + R, através do código “Prefetch”. Então, selecione as pastas apresentadas pelo endereço e elimine também os registros que podem estar causando os problemas.

Com pontos de restauração automática

Você também pode desabilitar e limitar o uso do espaço dos pontos de restauração automática para reverter casos de HD em 100% de uso no Windows 10. Afinal, eles ocupam espaço no disco — o que costuma causar o problema.

Se for recorrer a esta solução, tenha em mente que, desabilitando os pontos de restauração automática, você não terá as marcações inteligentes geradas pelo Windows, caso precise de backups emergenciais.

Dito isto, vamos ao passo a passo dessa solução:

  • Siga o caminho “Painel de Controle” > “Criar ponto de restauração”
  • Quando a janela “Propriedades do Sistema” surgir, clique em “Configurar”
  • Em seguida, marque a caixa de seleção “Desativar a proteção do sistema”, deixando o medidor de “Uso máximo” em 0. Então, dê “Ok”.

Removendo malwares

É comum que malwares façam com que o HD alcance 100% de uso, portanto, identificá-los e eliminá-los pode ajudar a resolver o problema.

Para tanto, você pode recorrer a antivírus pagos ou mesmo ao Windows Defender — software nativo do sistema operacional.

Caso opte por este último, siga os seguintes passos:

  • No campo de pesquisa do Windows 10, digite “Segurança do Windows” e clique na primeira opção da lista
  • Em seguida, clique em “Proteção contra vírus e ameaças” e entre em “Opções de verificação”
  • Então, selecione a alternativa “Verificação completa” e clique em “Verificar agora”. Espere até que o Windows Defender termine a varredura
  • Por fim, elimine as potenciais ameaças.

Redefinindo a memória virtual no Windows 10

A memória virtual é uma técnica de gerenciamento de armazenamento que permite que a RAM do seu computador empreste espaço do seu HD quando estiver sobrecarregada.

Assim, a memória virtual pega temporariamente os dados da sua RAM e os transfere para o HD — o que é uma ótima estratégia da parte do seu sistema, mas também pode contribuir para o HD em 100% de uso no Windows 10.

Para reverter este problema, você pode redefinir a memória virtual no Windows 10.

  • Primeiro, vá para “Propriedades do sistema” e clique em “Configurações”, na aba “Desempenho”
  • Na guia “Avançado”, clique em “Alterar”
  • Valide se a caixa “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação” está marcada
  • Por fim, clique em “Ok” e reinicie o dispositivo. Isso vai inibir o uso da memória virtual e pode melhorar o desempenho do HD.

Como evitar HD em 100% no Windows 10?

Alguns cuidados podem ajudar a evitar o HD em 100% no Windows 10. Alguns deles são:

  • Manter suas atualizações do Windows 10 sempre em dia
  • Ter um bom antivírus, manter o Windows Defender ativado e fazer varreduras constantes para eliminar possíveis malwares
  • Evitar alterar os arquivos de paginação do sistema operacional — este é um espaço no HD que é utilizado pelo seu sistema para memória virtual e alterá-los pode prejudicar seu disco
  • Manter seus drivers de sistema atualizados.

Conclusão

O uso do HD em 100%, mais do que causar lentidão, pode trazer vários outros problemas para o seu PC.

Esta complicação pode ser causada por vários motivos, entre eles: atualizações pendentes, presença de malwares e vírus, arquivamento de página desconfigurado, falhas de hardware, drivers de sistemas desatualizados, mau funcionamento do software e arquivos de sistemas corrompidos.

Você pode recorrer a diversos meios para solucionar o uso do HD em 100%: utilizando o Prompt de comando, através de configurações avançadas do sistema, limpando a inicialização, eliminando arquivos temporários, removendo pontos de restauração do Windows, removendo malwares e/ou redefinindo a memória do sistema operacional.

Além disso, para evitar que seu PC alcance os 100% de uso do HD, você deve manter em dia as atualizações do Windows e dos drivers, utilizar um bom antivírus (fazendo varreduras constantes para eliminar vírus) e não alterar os arquivos de paginação do sistema operacional.

Em alguns casos, é preciso reinstalar o Windows para corrigir esse problema — o que pode causar uma perda de dados.

Se isso acontecer com você, recorra ao serviço de recuperação de dados profissional da Bot.

Aqui, além de garantirmos a integridade do seu HD (através da sala limpa), custeamos o frete do seu dispositivo a partir de qualquer localidade do Brasil.

Também podemos recuperar seus dados em até 48h!

Venha se tornar um de nossos mais de 60.000 casos resolvidos: inicie já sua recuperação de dados com a Bot!