A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, a RECOLHA GRATUITA do dispositivo por frete expresso em qualquer morada de Portugal! Solicite AQUI

Veja como recuperar ficheiros excluídos da reciclagem é possível em determinados casos, além de saber o que fazer quando não conseguir recuperá-los.
 
Se você está em busca de saber como recuperar ficheiros apagados da reciclagem, então provavelmente apagou algo que não podia ou não queria, certo? Se isso aconteceu, mantenha a calma, pois você não é o primeiro – e nem o último – que passará por essa situação.
Como recuperar arquivos apagados da lixeira?
De acordo com uma pesquisa feita pela CleverFiles, feita em 2020, a exclusão acidental de ficheiros foi a terceira causa mais comum de perda de dados (19%), à frente, inclusive, da perda de dispositivos (13%), formatação do disco (8%) e vírus ou malwares (7%).

Outra pesquisa, esta da StorageCraft, perguntou a 41 profissionais de TI, em janeiro de 2017, quais eles achavam serem os principais motivos da perda de dados, e 29% apontaram as falhas humanas, percentual próximo aos que atribuíam o problema a falhas de sistema e hardware (31%).

É verdade que apagar os ficheiros da reciclagem é um passo além na exclusão acidental, mas ninguém está imune a passar por isso, que pode causar uma série de prejuízos, sejam eles pessoais, organizacionais e até financeiros.

Se você está nessa situação, mantenha a calma, pois provavelmente ela poderá ser resolvida. Se os procedimentos mais simples não derem certo, ainda assim os ficheiros podem ser recuperados na maioria das vezes. A Bot, por exemplo, tem mais de 60 mil casos resolvidos e 95% de sucesso nos casos recebidos.

Para saber se conseguirá recuperar ficheiros apagados da reciclagem por conta própria ou precisará contar com a nossa ajuda, continue a leitura e conheça as possíveis soluções para o seu problema.

Como restaurar ficheiros excluídos da reciclagem no Windows?

Como vimos anteriormente, essa é uma situação super comum e que felizmente pode ser revertida. Se quer saber como restaurar ficheiros excluídos da reciclagem no Windows, algumas das possibilidades são as seguintes:

Programa para recuperar ficheiros excluídos da reciclagem do Windows

Há softwares capazes de realizar uma série de atividades nos nossos computadores. Por isso, não poderia deixar de existir um programa para recuperar ficheiros excluídos da reciclagem, e eles felizmente podem ser encontrados com grande variedade de opções, como as seguintes:

  • Disk Drill Data Recovery: com este software, você pode recuperar até 500 MB gratuitamente. Ele também tem recursos de prevenção de perda de dados e permite que os utilizadores criem ficheiros de imagem em ISO, IMG ou DMG.
  • EaseUS Data Recovery Wizard: com uma interface bem prática e intuitiva, o software também permite recuperar até 500 MB gratuitamente (o limite sobe para 2 GB ao compartilhar o produto nas redes sociais) e funciona em discos internos (discos, SSDs) e externos (discos externos, pen drives, cartões de memória e afins).
  • Minitool Power Data Recovery: aqui, temos um software simples e eficiente que permite recuperar até 1 GB gratuitamente, que suporta mais de 100 categorias de ficheiros e ainda conta com suporte técnico disponível para atender aos utilizadores.
  • Recuva: desenvolvido pela Piriform, mesma empresa responsável pelo CCleaner, o software permite a recuperação ilimitada de ficheiros na versão padrão e tem versões em 32-bit e 64-bit, além de contar também com uma versão portátil.
  • TestDisk Data Recovery: por fim, essa é uma solução voltada apenas à recuperação de partições, sectores bootáveis e tabelas de ficheiros. A usabilidade é um pouco mais complicada, já que se dá através de linhas de comando, e pode trazer sérios danos aos ficheiros quando utilizado por utilizadores sem muita experiência.

Cabe ressaltar que cada programa para recuperar ficheiros da reciclagem que citamos precisa ser utilizado com sabedoria, por utilizadores experientes ou profissionais em recuperação de dados. Caso contrário, os danos podem ser ainda maiores, como a perda definitiva dos ficheiros excluídos e de outros que estavam a salvo.

Recuperar ficheiros com backup e restauração do Windows

Caso não queira usar nenhum programa adicional no seu computador, você pode recuperar ficheiros apagados da reciclagem por meio do próprio sistema operativo, o que é uma ajuda e tanto.

Várias versões do sistema operativo contam com o recurso de backup e restauração, mas foi a partir do Windows 7 que a solução passou a ser mais eficiente, com um maior controle sobre o que foi feito backup e uma operação simplificada.

De qualquer forma, essa é uma possibilidade que nem sempre serve para todos os utilizadores, já que é preciso que o Windows tenha feito algum backup prévio para poder recuperá-lo.

Os passos são os seguintes para diferentes versões do Windows, com alguns termos podendo variar conforme a versão ou o idioma utilizado:

Backup e restauração do Windows 7

  1. Acesse o menu “Iniciar”;
  2. Vá até o “Painel de Controle”;
  3. Vá até “Sistema e Segurança”;
  4. Selecione a opção “Backup e Restauração”;
  5. Na próxima tela, escolha a opção “Restaurar meus ficheiros”. Se não for detetado nenhum backup, então a opção não estará disponível para clique. Neste caso, escolha a opção “Selecionar outro backup para restaurar ficheiros”;
  6. Navegue até localizar o ficheiro de backup. Você pode limitar a pesquisa ao selecionar a opção “Selecionar outro backup para restaurar ficheiros”;
  7. Clique em “Avançar”;
  8. Selecione o local onde você quer restaurar o ficheiro de backup;
  9. Clique em “Restaurar”;
  10. O processo de restauração será iniciado. Ele pode demorar um pouco conforme o tamanho do ficheiro ou com a configuração do seu computador;
  11. Quando o processo tiver terminado, clique em “Concluir”.

Backup e restauração do Windows 10

  1. Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite “Restaurar ficheiros” e escolha a opção “Restaurar ficheiros com o Histórico de Ficheiros”;
  2. Pesquise o ficheiro desejado e use as setas para visualizar todas as suas versões;
  3. Quando encontrar a versão desejada, clique no botão “Restaurar” para ela ser salva no seu local original. Se quiser salvar em outro lugar, clique com o botão direito em “Restaurar”, selecione “Restaurar para” e escolha o local desejado.

Como recuperar ficheiros apagados da reciclagem do Mac?

Você também consegue recuperar ficheiros apagados da reciclagem no Mac através de alguns procedimentos diferentes, como os seguintes:

Programa para recuperar ficheiros excluídos da reciclagem do Mac

Alguns dos softwares citados para Windows também possuem versão para Mac, enquanto outros são exclusivos para este sistema operativo. Destacam-se os seguintes:

  • Disk Drill for Mac: o software gratuito permite a recuperação de ficheiros, além de ter uma série de outras funcionalidades, como restauração de partições, backup de dados, proteção de dados e cofre de recuperação, que adiciona uma camada extra à diretório do Lixo para manter uma referência aos dados apagados.
  • EaseUS Data Recovery Wizard for Mac: na sua versão gratuita, permite a recuperação de até 2 GB de ficheiros. Ele é desenvolvido, especialmente, para recuperar ficheiros perdidos por formatação do disco ou exclusão acidental.
  • MiniTool Power Data Recovery for Mac: software que permite recuperar fotos, vídeos, músicas, e-mails, documentos e outros ficheiros. Porém, a versão gratuita só pode ser usada em um computador e tem capacidade máxima de restauração de 1 MB – não digitamos errado, é 1 MB (megabyte) mesmo.
  • PhotoRec for Mac: embora não seja o software mais poderoso, é gratuito e tem a vantagem de ser open-source, ou seja, ter o seu código aberto. Ele pode recuperar os principais tipos de ficheiros, como fotos, músicas, PDFs, ZIPs e ficheiros do Office, por exemplo.
  • Softtote Mac Data Recovery: capaz de recuperar ficheiros perdidos em discos internos e externos, um destaque é que o software permite prever alguns detalhes dos ficheiros antes da sua recuperação, como o tamanho de imagens e a data da criação. Oferece suporte técnico gratuito.

A mesma dica que demos para os softwares para Windows também se aplicam aqui: só use os programas de recuperação de dados excluídos se você souber o que está fazendo. Caso contrário, os danos podem ser maiores, como perder permanentemente o acesso aos ficheiros.

Restaurar o Mac de um backup

Se você sabia como fazer backup no MacBook ou no Mac e fez algum, é possível restaurar o sistema para como ele estava naquele momento com o Assistente de Migração. Assim, ele voltará a ter os apps, ficheiros pessoais e todos os conteúdos na conta de utilizador. Os passos são os seguintes:

  1. Confirme se o disco de backup do Time Machine está ativado e conectado ao Mac;
  2. Abra a diretório “Aplicativos”, depois “Utilitários” e, em seguida, o “Assistente de Migração”;
  3. O sistema perguntará de onde você deseja transferir as informações. Escolha a opção “de um Mac, backup do Time Machine ou disco de inicialização” e clique em “Continuar”;
  4. Em seguida, escolha o backup do Time Machine e clique em “Continuar”;
  5. Selecione o backup que preferir e clique em “Continuar”;
  6. Escolha quais informações deseja transferir e clique em “Continuar”;
  7. Agora, é só aguardar até a transferência estar concluída. Quanto maior for o volume de dados, mais tempo o processo deve demorar.

Como evitar a remoção mensal do Lixo no Mac?

O Mac conta com um recurso de esvaziamento automático da reciclagem depois de 30 dias. Embora ele possa ser útil para liberar espaço de armazenamento depois da exclusão de itens que seriam realmente apagados, também pode acabar apagando ficheiros que você tenha excluído sem querer.

Para desligar o recurso, siga os próximos passos. Alguns termos podem mudar conforme o idioma e a versão do sistema operativo:

  1. Abra o Finder e, em seguida, escolha a opção “Preferências do Sistema”;
  2. Na aba “Avançado”, desmarque a opção de “Esvaziar o Lixo Automaticamente”.

Ainda assim, sempre que você quiser excluir definitivamente algum ficheiro, basta acessar o Lixo e, então, escolher quais ficheiros quer apagar de uma vez por todas.

Leia também: É possível recuperar dados de celular?

Não consegui recuperar ficheiros apagados da reciclagem. E agora?

Ainda que haja uma série de artifícios que podem ser seguidos, mesmo que você saiba como recuperar ficheiros excluídos da reciclagem permanentemente, há situações em que apenas um serviço profissional pode restaurar esses dados.

Neste caso, você pode contar com a Bot. Temos mais de 11 anos de experiência e já passamos de 60 mil casos atendidos, com 99% de satisfação dos clientes e 95% de sucesso nos casos recebidos. Temos mais de 20 unidades distribuídas entre Brasil e Portugal, com atendimento 24 horas em ambos países.

Se você não tem muita experiência sobre como recuperar ficheiros apagados da reciclagem ou quer ter certeza de que o seu dispositivo estará nas melhores mãos, conte com o nosso serviço de recuperação de dados e volte a ter acesso aos seus dados com toda a segurança e praticabilidade que merece!