Cuidados essenciais com o seu disco externo!

Índice de conteúdos

Quando o assunto é tecnologia, o cuidado com os aparelhos deve ser, de forma geral, o mesmo em relação a todos. Seja um telemóvel, um disco externo, uma pen USB, um portátil ou tablet. São aparelhos que necessitam de um cuidado e atenção maior.
O disco externo, por exemplo, tem uma vida útil média de 6 anos. Muitos imprevistos podem acontecer a meio do caminho. Alguns caem, apresentam desgaste mecânico, falhas eletrónicas e precisam passar por um processo de recuperação de ficheiros.
A parte interna de um disco conta com diversos componentes que são essenciais para que o aparelho funcione corretamente e, por ser um dispositivo mecânico, pode apresentar desgaste e falhas, como um carro, por exemplo.
Confira a seguir alguns cuidados essenciais que deve ter com o seu disco externo!

Cuidado ao transportar e manusear o disco.

O grande benefício do disco externo é a mobilidade que o dispositivo fornece aos utilizadores, permitindo o transporte de grande massa de dados em viagens, por exemplo. Os seus ficheiros estarão sempre à sua disposição. Lembre-se que o aparelho é sensível a impactos e precisa de uma atenção maior ao ser transportado. Guarde em local seguro, se possível, revista o disco num tecido macio, além da capa protetora, evite quedas e impactos mecânicos no dispositivo.

Recuperar dados dos discos é possível. Neste caso, é necessário a identificação do problema por um profissional capacitado e a realização dos procedimentos necessários, visando diminuir as hipóteses de perda permanente dos ficheiros.
Fique atento ao uso correto do disco externo para evitar desligá-lo do computador de forma brusca, realizar o procedimento correto de retirada do disco, assim como ter atenção a vírus. Não conecte o seu disco externo num computador que não seja seu, ou não seja confiável.

Evite deixar o disco constantemente conectado ao computador.

Para aumentar a vida útil do seu disco externo, evite deixá-lo constantemente conectado ao computador ou outro dispositivo, em momentos que não esteja a ser utilizado. Este procedimento não assegura que não ocorrerão falhas no disco, porém, justamente por ser um dispositivo mecânico, o mesmo está sujeito a desgaste, portanto tomando este cuidado aumenta a vida útil, diminui o desgaste dos componentes mecânicos e evita falhas eletrónicas que podem ocorrer. Em caso de problemas, poderá contar com a Bot para realizar a recuperação de ficheiros.

Realizar backup dos dados periodicamente.

Outro cuidado essencial quando se tem um disco externo é realizar, de forma periódica, a recuperação dos dados armazenados, ou seja, o backup dos dados. O backup pode ser feito noutro disco externo, num computador ou portátil, ou até mesmo na nuvem. Desta forma, é possível evitar possíveis perdas de dados, protegendo assim as informações.

Gostou de conhecer os cuidados essenciais que deve ter com o seu disco externo? Então confira também as soluções da Bot. Temos soluções diversas para ajudá-lo na recuperação de ficheiros.
Fale agora mesmo com os nossos especialistas.

Compartilhar:

Posts relacionados